segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Escolhas e decisões

Fazer escolhas e tomar decisões há um século atrás era muito mais fácil do que é hoje em dia pois a pressão no mercado de trabalho era baixa, a exigência que se exercia era aprender uma profissão para poder entrar na vida profissional propriamente dita, e as pessoas lutavam por aprender e assim se projetando criar um status tanto profissional como social, mas como havia muito autoritarismo aqueles que mais se projetavam eram os que menos podiam ser questionados, pois a obediência era apreciada como também a lealdade e isto fechava um círculo de castas pré-estabelecidas desde tempos passados, e a liberdade naturalmente era controlada com mão de ferro, mas quanto às aparências sociais elas nunca saíram de moda.
Com o aumento da população a sociedade a partir de todos os movimentos que teve por direitos e por mais liberdade, esta mesma sociedade se iludiu acreditando que havia avançado é corrigido estas distorções mas esta idéia foi ilusória, pois vemos hoje em dia o pouco que conseguimos evoluir entendo que a tremenda explosão demográfica originada com o fim da segunda guerra mundial, e com a tecnologia avançando constantemente, o conceito de lucro se tornou em um conceito de ganância que nos levou ao frenesi de não ter mais tempo a não ser para produzir, e ter que estudar cada vez mais por uma determinação empresarial e corporativa onde nosso equilíbrio ficou prejudicado assim como também nossas famílias por não sobrar tempo para conviver com elas agora pergunto, isso é vida?.
De que adianta tanto corre-corre tanta preocupação tantos compromissos se realmente não vivemos a vida? De que tudo isso adianta? Nosso cérebro parece que não tem neurônios parece se assemelhar com circuitos eletrônicos, então pergunto, estamos virando robôs? Porque e para que? Tem algum sentido lógico? Acredito que não então que tipo de escolha estamos fazendo? O que é que adianta uma linda casa, ou apartamento carro ou moto lancha um monte de aparelhos eletro eletrônicos se não podemos usufruilos por falta de tempo?.
E quando acontece de ter esse tempo, nossa mente e nosso corpo não sente a mínima vontade ou gosto para se descontrair? 70% de todas nossas escolhas não são decididas por nós e sim por propaganda e por interesses daqueles que nos comandam, e pensando be faz algum sentido? É satisfatório competir com um vegetal? Ou será que estamos com inveja dos vegetais? Que são plantados, não se mexem, e só sobrevivem se forem cuidados, é isso que é o nosso ideal?.
As escolhas tem que ser pensadas com liberdade calma e critério uma escolha não pode interferir em outra só porque as duas são interessantes a escolha é um equilíbrio aonde você vai ver por diversos ângulos, o lado financeiro cargas horárias distancias ambiente de trabalho liberdade para trabalhar e poder produzir usando a criatividade em fim, a escolha sempre será boa se o for para a ambos os lados pois isto trará um entendimento que aliado à confiança, sempre dará frutos positivos.
Mas a grande maioria na verdade não usa critérios justos se governa por imediatismos e o sentido de orientação desaparece para dar lugar a interesses descartáveis que com o tempo irão criar uma carga de estresse que poderá levá-lo ou a uma clínica ou ao sofá de um analista se não acontecer ter coisa pior. Costuma-se dizer que a pressa é inimiga da perfeição ou em termos populares, sapo por ser afobado nasceu sem pescoço ou então, por protelar a girafa nasceu com pescoço comprido, todos os 2 termos são antagônicos um do outro mas se a escolha for equilibrada nascerá com pescoço normal tudo na vida vai de escolhas mais todas elas sejam dar em que ramos da atividade humana forem inclusive em escolhas espirituais, a nossa razão e o nosso critério deve se impor a sentimentos emocionais sem critérios ou intolerância pois se for visto com intolerância teremos muito mais chances de erro do que de acertar.
As escolhas tem limitações o que não ocorre com as decisões, escolhas podem ser mudadas decisões é muito mais difícil porque mostram nosso caráter e nosso equilíbrio, e quando as pessoas tomam decisões erradas podem colocar seu futuro em risco de fracasso mesmo que tudo na vida é um risco, por isso não se devem de tomar decisões aleatórias ou levianamente, pois como eu já falei em outro capítulo arrependimento não mata clareia idéias para não ter que se arrepender novamente, e quando se trata de fé e crenças o arrependimento pode se multiplicar muitas vezes e quase nunca é para melhor sempre deixa cicatrizes que podem ser dolorosas nos colocando em labirintos sem saída, por isso devemos de ter sempre a humildade de pedir ajuda a quem a pode dar pois as seqüelas que isso acarreta vão nos acompanhar mesmo depois da morte, e acreditem se sentir culpado pode ser muito mais desagradável do que possam imaginar mas a definição e a decisão final sempre serão suas, e eu não escrevo isto para colocar algum temor em quem quer que seja pois meter medo não é meu combustível, entendo que cada um tem que pagar por seus erros e a todos posso dizer e que cada um de nós terá que carregar sua cruz sozinho, e essas cruzes cada uma terá apenas o peso do material com que foi construída nada mais nem nada menos. As respostas as dúvidas cada um tem que procurar as suas.

.

Nenhum comentário: