sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Desastres provocados por omissão

Todos os desastres que aconteceram e acontecem no planeta provocados pelo homem foi e é por omissão e falta de reação ao evento ou situação, primeiramente daqueles que tinham por obrigação evitar que isso acontecesse, e todas as explicações dos responsáveis para se defender deveriam de ser primeiro para denunciar acusando os autores e executores de Taís desastres, pois e uma maneira de ver que se acontece um desastre provocado por pessoa ou pessoas e o responsável ou responsáveis não denunciam, que crédito vão ter as explicações que possam dar depois, si se omitiram?
Sair pela tangente é muito fácil agora denunciar o agressor acredito que antes de mais nada é preciso coragem e senso de dever, mas pergunto eu aonde anda o senso de dever? Acredito que ele esteja dentro de nós mesmos pois fazer o que é certo não se aprende em escola, ele já faz parte do ser humano quando nasce e a partir daí é só praticar e não confundir dever com maneira de ver, o que só acontece quando os valores humanos são vendidos a aqueles que ainda não possuem nenhum valor positivo, e isso pode acontecer? Não só pode acontecer como acontece e infelizmente com uma freqüência assustadora, que ao mesmo tempo é muito preocupante e perniciosa mas é algo muito real e abrangente.
Vamos as ponderações, se é um grupo de garimpeiros procurando ouro usar mercúrio (azougue) no seu processo de separação e aquele que está nomeado por uma autoridade para fiscalizar que tal processo não seja usado e assim evitar uma poluição ambiental que é mortal, se ele não cumpre as determinações para evitar o que é que vai acontecer? Tudo o que não presta, e por ,que? Porque ele se omitiu ou o que é pior se vendeu em troca de benefícios de ordem pessoal, e portanto não se importa com os danos que sua ação criminosa irá provocar, mas se ele for descoberto fará como todos os criminosos, tentara colocar a culpa em alguém ou em alguma coisa mas nunca o fará para dizer que falhou e que não cumpriu seu dever, mas é claro que talvez compreender o que quer dizer “cumprir o dever” seja coisa da academia de letras, para tais pessoas sempre as saídas são de acordo como a situação se coloca, e assim amigos e amigas caminha a humanidade de mal para pior e de ruim para péssimo e a maioria que poderia mudar esse quadro, faz o que?
Omitir-se com a desculpa de “Não tenho nada com isso quem tem que tomar providências é o governo” dá para entender? Se dá para entender porque nós não fazemos nada? E medo ou indiferença? Ou é os dois acrescentados de incompetência? Mas pergunto, o que pensam que acontece quando nós deixarmos destruir o nosso meio ambiente e as nossas riquezas naturais? Que vamos encontrar outras? Que isso sai na urina? Que é um fato isolado? Que todo mundo tem direito a viver? Que não vai nos afetar? Que tipo de resposta nós iremos dar? E dando uma resposta mais não interagindo acreditam que vamos resolver a raiz do acontecido? Se tal resposta for desse teor, ai de nós!! Nosso futuro será igual ao um buraco negro vazio é cruel. E se for isso que nós queremos sem dúvida nenhuma que vamos conseguir ter.
Fala-se muito atualmente em aquecimento global mas isso quer dizer o que? Que não se sabia disso? Que pegou governos e populações de surpresa? Que não se avisou nada? Que a culpa disso é de A ou de B? Bom que todo mundo quer tirar o seu da reta é um fato, mais que ninguém vai poder tirar é uma realidade presente ao vivo e a cores, e o que é pior, tem um monte de pessoas faturando alto com isso se aproveitando da confusão que esse impacto que está sendo anunciado há décadas está provocado nas pessoas, mas de onde veio essa surpresa? Se tal coisa está sendo falada por ecologistas ambientalistas cientistas da área e outros há mais de 40 anos porque a surpresa e o corre-corre?
Deve de ser porque a maioria nunca acreditou nos alertas que se davam e quando respondiam era que tudo não passava de alarmismo e que tinha pouca verdade e muito exagero, bom e agora que está acontecendo mesmo, o que é que esses boca mole vão falar? Que o aumento do nível de água nos Oceanos é culpa de alguns que esqueceram a torneira da pia do banheiro aberta? Que afundaram vários navios carregados de Sonrrisal? Que Deus está castigando a humanidade por seus pecados e sua iniqüidade? Que tipo de resposta pateta quem pensa desse jeito vai dar? Vocês podem achar graça mais a verdade é que nessas horas o absurdo e o ilógico acabam fazendo mais sentido do que o pensamento racional, e a busca de soluções e coisa que muitos não estão acostumados mesmo a fazer, portanto vamos nos preparar para momentos de raiva e momentos de gargalhadas ao menos para evitar ficar completamente desequilibrados com tanta loucura e tanta ignorância.

Nenhum comentário: