sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Como entendemos a humildade?

O titulo por si já é uma pergunta, e aí leitores (as)? Como entendem a Humildade? A pessoa pobre é humilde? As famílias sem recursos ou sem instrução são humildes? Uma pessoa ignorante que não contesta sua condição é humilde? As pessoas que não fazem valer seus direitos são humildes? Uma pessoa piedosa é humilde? Uma pessoa que tem um emprego mal renumerado e não reclama é humilde? Um religioso é humilde só porque sua vida (dizendo ele) e servir a Deus? O que é a verdadeira humildade para as pessoas? A pergunta é de resposta até fácil mas a análise é que é mais difícil, os parasitas é embusteiros assim como picaretas e mágicos acostumam se apresentar como pessoas humildes, mas será que a versão realmente é humilde ou será uma maneira de enganar para conseguir seus propósitos? Uma pessoa que pede esmola é uma pessoa humilde? Ou apenas e necessitada de pedir para sobreviver, e isto quando não e um parasita,(diga-se de passagem) Mas a onde será que está a verdadeira humildade se nenhuma destas perguntas servir?.
Talvez a resposta pode estar no silencio desesperado daqueles que habitam os mosteiros com o medo invisível do sofrimento das torturas do Inferno que as religiões tanto falam, mas se você deixa de viver a vida sem amor e com medo do que poderá acontecer quando passar para o outro lado da vida, pode ser considerado humildade? Ou pode ser apenas conseqüência de egoísmo na sua decisão? Talvez, tudo depende de como nosso intimo entende, mesmo que possa estar equivocado devido às inúmeras interpretações que não avaliamos apenas adotamos por vontade propia, porém exercitar nossa mente revendo nossos valores pode ser um caminho para chegar à humildade, pois para ser honesto humildade e apenas uma palavra que pode ser interpretada de muitas maneiras, mas a pratica dela cada um dará o valor ou a importância que quiser.
Para este escritor a humildade segundo seu conceito é apenas a eliminação de erros e de sentimentos negativos, os quais não nos deixam conviver com igualdade justiça E tolerância com nossos semelhantes ou seja, a humildade é apenas um estado de espírito esclarecido e equilibrado que nos favorece psiquicamente tanto a nós particularmente quanto a todos sem distinção, a humildade não julga, não humilha, não difama, e não tem preconceitos por convicção própria, e ao mesmo tempo ela retira tudo o que de negativo atrapalha tanto o nosso caminho quanto à convivência com nossos semelhantes, deixando as pessoas em um estado de clareza e de serenidade que só quem atinge tal estado entende os seus benefícios e os benefícios espirituais que emana para todos.
O maior exemplo de humildade de que se tem notícia foi um homem chamado Jesus, o qual não veio para guerrear doutrinar ou fundar uma igreja ou uma religião, Ele apenas veio para dar uma simples e maravilhosa mensagem que a maioria da humanidade teima em ignorar, mas, “Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amo” parece ser muito difícil de praticar por ser uma prática que vai contra nosso egoísmo, nossa vaidade, nossa egolatria e arrogância que não passa de pura ignorancia misturada com ganancia e desequilíbrio psíquico, que na verdade não nos deixa ser humildes nem evoluir pois apenas nos mantêm prisioneiros de uma areia movediça da qual não queremos sair.
Humildade não é modéstia pobreza ou submissão, assim como não é o sentimento de nossa fragilidade como muitos nos querem fazer acreditar, humildade e a alegria de viver, de amar e ser amado, de entender que somos todos iguais assim como de ser útil e produtivo, ter compaixão e tolerância com os mais fracos, ser amigo e companheiro com os que sofrem por entender que são uma parte indivisível de nossa família, respeitar e ser respeitado, andar de cabeça erguida sem ser arrogante, ao invés de andar de cabeça baixa como um derrotado, ser uma pessoa de palavra para não ter que jurar ou prometer por desconfiança daqueles com quem nós nos relacionarmos, ser humano e entender que nossos semelhantes também o são, e isso é o que a humildade representa para este escritor, mas cada um terá que entender a sua ou não entender, tudo vai do livre arbítrio e do sentimento de cada um.

Nenhum comentário: