sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Dependencias que prejudicam

Tem dependências que prejudicam? Tem sim e bastantes mas têm algumas que são naturais porém a sua quase maioria ainda fazem parte do nosso desequilíbrio e de nossa falta de entendimento perante o que nós somos ou o que nós queremos ser e as muralhas que encontramos quase sempre nos parecem intransponíveis. Temos a dependência da Natureza e do todos os elementos que são vitais para nossa vida e das quais nunca poderemos ser independentes por ser uma lei física imutável, assim como somos dependentes na nossa formação física quando ainda não sabermos sobreviver sozinhos e mesmo nós querendo ser independentes não dominamos ainda os dispositivos necessários para tal. Mas tudo isso não passa de suportes de vida necessários ao nosso completo desenvolvimento físico e mental para a partir daí assumirmos todos os riscos que possam acontecer no nosso gerenciamento de idéias ações motivações e metas pessoais.
Tem muitas dependências que são apenas parasitismo outras são uma espécie de herança cultural e muitas outras surgem por indução psicológica em pessoas “fracas de espírito”. A dependência parasitária é uma grave doença social e ela tem muitas ramificações e seu combate quase sempre é muito difícil, como exemplo pode ser visto uma família que protege seus filhos ao ponto de prover todas as necessidades deles e dos caprichos e tem como falha disciplinar não colocar limites, tanto nas suas idéias quanto nos seus atos apoiando-os incondicionalmente estejam eles certos ou errados, e isto em 90% dos casos vai gerar pessoas desequilibradas e de reações imprevisíveis. Porém esta distorção mental dificilmente deixará de ser consciente em todos quantos estão neste grupo, pois uma vez que se instala na mente reverter esta condição pode levar uma vida toda sem conseguir avançar um passo.
No campo religioso tanto como em crenças e tudo que se refere ao espiritual à dependência tem quase sempre o ícone da fé, e este sentimento sendo exclusivo de cada pessoa só poderá ver a diferença quem pratica tal sentimento, porém sem querer separar o que é do que não é um grande número de pessoas é dependente daquelas doutrinas, seja por que foi induzido ou por vontade própria mas entender como uma fé em determinada personagem ou entidade e como ela é apresentada isso vai de cada um.
O mundo espiritual não incentiva nem apóia dependência mas mesmo não apoiando entendem as carencias de cada um assim como a intenção do que as motiva, procuram ajudar todos da melhor maneira possível, mas eles respeitam o livre arbítrio e trabalham para que tal dependência se torne em Independência é individualidade, cujo fator e importante a um equilíbrio físico e mental que é à base do entendimento e da evolução espiritual.
Dependências religiosas quando se baseiam no medo na ignorância ou interesses pessoais podem ser muito destrutivas para o espírito, por quê? É porque tem muito de ilusório e enganoso quando as pessoas pensam que seguindo as diretrizes cujo princípio é fundamentado em dizer que o ser humano é como réu confesso perante seu Criador, e que só se entregando a uma doutrina ou um dogma não sofrerá castigos eternos, é a mesma coisa que dizer que Deus nos criou para ser escravos Dele, e que só determinadas pessoas escolhidas por Ele podem reverter esse quadro desde que acatemos servilmente que esses “Escolhidos” sejam obedecidos sem ser questionados. Este tipo de dependencia angustiante prejudica e destrói o equilíbrio da mente porém a causa primária de qualquer dependência sempre será a educação familiar à discriminação social e a deficiência de instrução pré-escolar, e do que se seguir em matéria de educação até a formação certa ou a errada da soma desses fatores que serão o índice de uma vida futura equilibrada ou desequilibrada ou mesmo indecisa.
As civilizações humanas através das eras sempre carregaram consigo este estigma destrutivo que é a dependencia física e espiritual a qual é muito usada para submeter e dominar, e atualmente em pleno século XXI, parece que as pessoas ainda não conseguem separar e muito menos extinguir os abusos e o desrespeito que alguns desequilibrados praticam contra a família humana. É claro que um dia isto vai acabar seja por mudança de comportamento ou pela extinção desse tipo de pessoas.
O ser humano quer dominar pela violência e pelas armas mas do outro lado tem a reação tão violenta ou mais daqueles que se sentem prejudicados, e que equivocadamente acreditam que a sua liberdade só será conquistada
Extinguindo os seus inimigos. Mas como violência só gera mais violência este tipo de idéia a cada geração que nasce cria mais força dando aos poderosos cada vez mais motivos para retaliar, criando um continuismo incontrolável que vai acabar por nos destruir só para afirmar que temos razão de fazer as loucuras que fazemos. A solução está em nos mesmos mas nosso incontrolável ego não aceita o fim das hostilidades e a sede de sangue que cada vez é maior, fazendo da vida num palco tenebroso de ferocidade e selvageria com nós mesmos e com nossos semelhantes. Para que? Para na nossa loucura querer afirmar que estamos certos na nossa absurda dependencia?.

Nenhum comentário: