segunda-feira, 18 de agosto de 2008

O decantado sacrificio

O dicionário Aurélio aponta o sacrifício de acordo com a visão contemporânea, pois diz que a missa católica e um sacrifício do corpo e sangue de Cristo, porém para este escritor a palavra sacrifício e se imolar ou ser imolado em um ato de sacrifício para agradar Deus ou deuses que não são cristãos, ou seja cortar a vida de uma pessoa ou um animal, pois quando se usa vegetais ou minerais não e um sacrifício, e uma oferenda ou uma doação seja ela espontânea ou obrigatória, assim como pode ser uma renuncia para favorecer alguém.
Quantas pessoas sabem realmente o que e sacrifício ou se sacrificar? A palavra sacrifício se corrompeu e perdeu 95% de seu sentido quando entrou no vocabulário das religiões seitas e grupos para-religiosos, e daí se espalhou tal sentido corrompido no meio das atividades humanas, e foi mudando sua interpretação e o verdadeiro sentido de seu significado real.
Sacrifício e confundido com dificuldades tanto coletivas quanto pessoais, mas por que isso? Simples, se temos dificuldades de resolver problemas falamos que e ou foi um sacrifício para nos sentirmos como mártires abnegados, isto atrai a simpatia de quem nos escuta e provavelmente tenderão a nos ajudar, mas na verdade sacrifício e um ato em que aquilo ou alguém vai ser sacrificado contra sua vontade, claro que os suicidas são voluntários, uns desistindo da vida, outros querendo serem mártires, e outros mais por que foram envolvidos sem saber o porquê, porém dar a vida para salvar vidas não e um ato de sacrifício, mas e um ato de coragem e de amor por seus semelhantes, mas, quantos fazem isso? Quantos amam a vida ao ponto de doar a sua em beneficio de outrens?.
As pessoas que foram e são escravizadas, violentadas e humilhadas vêem isso como um sacrifício, ou entendem como impotência de não poder reagir contra seus algozes? Quem se sacrifica por Deus pensando em atingir o paraíso com certeza que tem problemas psicológicos graves, mas quem morre por um ideal seja lá do que for e uma pessoa burra e digna de pena, mártires são aqueles que seguem um delírio e cuja estupidez ainda não tem vacina. Pois quando a pessoa morre por uma doutrina e por que já estava fanatizada, e tem mais, morreu por que quis adquirir um titulo que de nada lhe valeu ou irá valer em tempo algum, mas o medo do tal Inferno se sobrepõe a razão e a vontade de viver e participar, mas tal ato insano não e garantia de que do outro lado da vida sua condição espiritual melhore, mas patetas são assim mesmo, daí fazer o que com esses pobres de espírito?.
E claro que tudo isso que acontece com os que se “sacrificam” tem uma origem, e esta origem pode ter inúmeros endereços, e isto me lembra um filme que vi tem mais de 25 anos atrás, onde uma facção política que se opunha ao governo tinha nas suas fileiras uma pessoa que por seu carisma atraia adeptos para a causa, porém em um tumulto com a policia um policial foi morto e este personagem foi acusado de cometer o crime, o partido político então començou a fazer uma campanha para libertá-lo sabendo que ele não era culpado, mas depois de ser julgado por um tribunal foi condenado à morte, e daí surgiu à idéia de dirigentes de não mais o defender, pois se ele fosse executado viraria um mártir para a causa, e assim aconteceu ganhando o partido um numero expressivo de adeptos. Este e apenas um exemplo do que pessoas fazem pelo poder quando são mal intencionadas e sem caráter, por isso os endereços dos autores de “martírios” são de qualquer parte das atividades humanas e de qualquer camada social, então o alerta e que as pessoas quando escutarem que alguém está se sacrificando parem para pensar se realmente e o que quem fala diz ser.
O fator psicológico dessa palavra quase sempre induz ao equivoco ou ao erro, sobretudo quando queremos um reconhecimento ou mesmo ser valorizados, excitando o sentido de piedade e bondade de nossos semelhantes muitas das veces fingindo uma falsa humildade. Mas isto que escrevo e para que as pessoas entendam que se posicionar numa situação de sacrifício, e não querer dar valor ao caráter e autodeterminação que cada ser humano tem ou ao menos deveria ter, mas e claro que cada um e o que quer ser, e vai de cada um aprender a se conduzir para evitar desvios de personalidade, os quais só o denigrem e tal coisa não e positiva.

Nenhum comentário: