sexta-feira, 22 de agosto de 2008

deveriamos e devemos

Deveriamos ser honestos o suficiente para entender que as obrigações assumidas são partes da nossa vida. Deveríamos entender que nossos direitos são o fruto do cumprimento de nossas obrigações. Devemos entender que ninguém é maior ou menor que seus semelhantes. Deveríamos entender que a fé a religião ou crença e o exercício destas idéias não terão valor algum espiritual, se não tiverem como companheiros a igualdade e a espontânea vontade de ajudar e amparar os seus semelhantes.
Nos deveríamos de ser inteligentes e racionais para entender que quando investimos pessoas no poder seja o poder de que natureza for, é nosso direito e nosso dever vigiá-los para que esse poder não seja usado indevidamente, e sim para beneficiar a todos e ao mesmo tempo punir aqueles que decidem se colocar à margem da lei e da ordem. Devemos por acabar entendendo que a desigualdade social só existe porque a bem da verdade as massas desfavorecidas são instáveis emocionais e muito sectárias, e os motivos de tal coisa acontecer tem sua raiz na educação da família na instrução deficiente e também porque não há gerenciamento racional dos recursos que possuem, ou daqueles recursos que a eles estão direcionados, além de que uma grande maioria não conhece seus direitos não cumpre suas obrigações e faz questão de se dividir em grupos o que enfraquece o sentido geral de união comunitária.
As relações humanas apenas são complexas porque as classes favorecidas não querem perder o status, que a bem da verdade é discutível pois tem uma grande maioria que não deveria estar na posição que está. E por outro lado às comunidades com carências são arrastadas na maioria das veces por falsos líderes que na verdade só contribuem para incitar a violência, e a se apossar ou destruir para dar vazão às sentimentos que no fim acabam por se voltar contra eles mesmos.
Deveríamos entender que não é só o sentido da violência mas sim o sentido de injustiças praticadas e que devem ser corrigidas através da união e da inteligência, à qual acabará por dar equilíbrio direitos,e a responsabilidade, para dialogar com aqueles que entendem que só eles têm direito a vida e aos benefícios que deveriam ser de todos. Devemos entender que ninguém muda os vícios de uma sociedade só por que assim o quer ou usando a violência. a História está cheia de exemplos que acabaram não em benefício mas sim apenas agravaram a distância entre as pessoas. Tomar indevidamente o que é de outros apenas aumenta o caos e a tendência do mais forte sempre acaba sendo dominar ou destruir o que o ameaça.
Deveríamos entender as injustiças que se praticam na sociedade e a humilhação daqueles que trabalham em uma fábrica uma empresa ou uma corporação, vendo os dirigentes daqueles grupos ostentar uma riqueza agressiva que a bem da verdade muitas das veces saiu dos cofres públicos que é a soma do trabalho de todos nós. Deveríamos e é urgente que entendamos que são os setores industriais especialmente os químicos e biológicos dominados por elites mundiais, que alheios à realidade crua da delicada situação do planeta desbastam florestas, secam as nascentes de água poluem lagoas rios e mares, assim como a atmosfera com tudo quanto é partículas nocivas, esterilizam e degradam o solo produtivo com produtos químicos altamente tóxicos e dizem que é para melhorar a vida das pessoas? Aonde está nosso instinto de sobrevivência?
Que proteção desse jeito podemos dar a nossa família e a nossos filhos? Porque aceitamos que nos envenenem lentamente? E porque aceitamos ser co-autores de tanta dor e miséria? Para não perder o emprego? Mas será que a vida de seus filhos de sua família e seus amigos e de sua comunidade vale esse desprezível preço? Porque nós não nos obrigamos a tomar medidas imediatas sem ligar para fatores financeiros? Porque é nosso interesse aceitar promessas falsas? Ou será que quando estiveres no leito de um hospital ou alguém da tua família a sua capacidade de reação será somente juntar as mãos em uma oração para pedir a Deus que tenha piedade do seu medo, da sua ganância e do seu desespero que você mesmo ajudou a provocar? Será que só assim conseguirás entender?
Muitas das notícias que nós recebemos pelos meios de comunicação aparecem mascaradas com quilos de maquiagem dispersiva, escutamos os nossos dirigentes mundiais falar, falar e falar porém as providências são tão rápidas que perdem corrida para uma Lesma. O clima do planeta está mudando para pior mas por acaso os dirigentes mundiais e seus “assessores” que estão em um confortável ar-condicionado sentem isso na carne? Ou será que nós entendemos que o prêmio de todo o nosso sofrimento e da nossa cegueira nos será dado por Deus do outro lado da vida? Que conta poderemos dar ao Criador de tudo o que colocou em nossas mãos e nós destruímos? Que fomos fracos? Isso Ele entenderá, mas que fomos burros e egoístas? Ele entenderá que foi um lapso de memória? Que provocamos a morte de milhões de inocentes sem querer querendo? Qual realmente poderá ser nossa defesa? Desculpa Pai não vou fazer mais? Não dá para reverter? Será isso? Ai de nós!!! Nossa consciência vai acabar por enlouquecer a nossa mente e nossa arrogância será nosso verdugo.

Nenhum comentário: