sábado, 16 de agosto de 2008

Fatos da Historia que não se comentam

Apesar do grande número de informações que as pessoas têm a seu dispor, certos meios de comunicação apresentam fatos ou pela metade ou distorcidos por falta de provas do que se fala, isto acontece em todos os setores da vida humana sobretudo quando se trata de crenças e religiões e certos tipos de política, mas sobretudo com certo tipo de fundamentos que ate a data atual só foram documentados mas não foram provados, é verdade que a História registra todos os eventos das civilizações humanas e que está em nossos historiadores que as escrevem ser fieis à verdade ou não, mas como a história do passado é um fato já acontecido apenas serve como referencia para pesquisa no tempo presente. Este capítulo trata de uma pequena pesquisa na maior enciclopédia virtual conhecida que é a Wikipedia, e esta pesquisa é a partir do ano 50 da era cristã.
Muitos eventos aconteceram no mundo após a morte de Cristo e para explicá-los aqui precisaria de uma enciclopédia o que não é intenção deste capítulo nem do escritor, então será seguida a chamada “era comum” onde registra no ano 50 a subida ao poder do imperador Nero o incêndio de Roma e o surgimento em Roma da primeira forma do livro moderno como o nome Codex,. No ano 105 surge na China a invenção do papel portanto antes do ano 105 as escritas do Ocidente e mesmo um tempo indeterminado depois eram só pergaminhos. No ano 212 é promulgada em Roma a lei Antoniana que deu cidadania a todos os romanos livres, e de 235 a 284 acontece à crise do Terceiro Século abalando o Império Romano e neste mesmo período surge à invenção da bússola na China. De 306 a 337 Constantino 1º se torna imperador de Roma e nesse período acaba com a perseguição aos cristãos e Constantinopla passa a ser sede do governo imperial e entre 375 e 395.
O Cristianismo é declarado religião oficial do império romano e neste mesmo período surgem as 2 primeiras versões da bíblia com o nome Codex Siniaticus e Codex Vaticanus. Mas para ser honesto se no século 13 é que surgiu Martinho Lutero com a reforma protestante modificando a bíblia católica, não entendo em que se apóiam os protestantes para defender a sua versão como verdadeira se é apenas uma cópia. Porém isso não quer dizer que a bíblia católica esteja certa pois ela foi montada através de escritas e referências por pessoas que não conheceram Cristo nem viveram na época dele, de onde se deduz que se os próprios apóstolos de Cristo não deixaram referência alguma escrita,(pois para isso teriam que ter tal habilidade) então de onde vêm todas essas afirmações e esses dogmas? Com certeza que da caverna do Batmam não é!!! Mas talvez seja das catacumbas de Roma ou de Marte vai lá saber!!!
No ano 410 a cidade de Roma é saqueada pelos Visigodos,em 439 os vândalos conquistam Cartago, e em 455 saqueiam Roma e o papa que tinha o título de bispo de Roma faz um acordo misterioso com Atila, e ele se retira com o estigma “O flagelo de Deus”, e finalmente em 28 de agosto de 476 Rômulo Augusto é deposto por Odoacro dando início a queda de Roma.No século V o evento mais importante registrado é a peste bubônica chamada de “Peste negra” se espalhando pela Europa Oriente Médio e por todo o sudoeste asiático, esta peste também era chamada de “Peste de Justiniano” e neste mesmo século V a chamada “A estrada da seda” avança Europa a dentro. No século VII um relato da vida de Buda é traduzido para o grego por São João Damasceno o que acabou por fazer que Buda fosse canonizado como um santo da igreja católica com o nome de Josafá no ano de 1300.
O século VIII é considerado o início da “Idade das Trevas” de 863 a 879 acontece o cisma entre as igrejas ocidentais e orientais (parece que cada um queria ser o dono de Deus) mas este choque chamado de cisma não era mais que uma luta silenciosa por vezes “apenas” para ter o poder e o domínio sobre pessoas e seus patrimônios. Em 1054 a igreja católica romana do ocidente e a igreja ortodoxa do oriente entram em um chamado Grande Cisma se excomungando mutuamente e se separaram, e ficarão separadas até o ano de 2007 quando decidem suspender a excomunhão que elas tinham feito uma contra a outrasimplesmente,(E enternecedor,Ne?).Em 1099 é formada a primeira cruzada que acaba conquistando Jerusalém. Em 1119 é fundada a ordem dos Cavaleiros Templários.
De 1145 a 1148 é formada a segunda cruzada. De 1189 a 1192 se forma a terceira cruzada. Em 1204 a quarta cruzada saqueia Constantinopla bizantina e funda o Império Latino, e no decorrer do século 12 surgem mais 4 cruzadas completando 8 no total, mas estas últimas 4 cruzadas não pretendiam uma libertação dos chamados lugares santos mas eram expedições formadas pelos reinos europeus para combater o Islã, e também neste século marco Pólo faz sua viagem à China, e a maior parte da Europa oriental e da Ásia são incorporadas ao Império Mongol. De 1315 a 1317 a Grande Fome mata milhões de pessoas na Europa, e de 1347 a 1351 a Peste Negra mata 1/3(um terço) da população européia. Estes fatos históricos são apenas para ilustrar o quanto às igrejas ocidentais e orientais, interagiram no continente europeu e no oriente médio, e interferindo no desenvolvimento dos povos em nome de Deus e de Jesus deixando rastros de sangue e de ódio que continuam sendo renovados e vivos até a data presente.

Nenhum comentário: