segunda-feira, 18 de agosto de 2008

E proprio do ser humano

O ser humano tem a capacidade de realizar atos de nobreza sublimes mas também é capaz de realizar atos de selvageria difíceis de imaginar, mas o que leva uma pessoa a extremos tão opostos? Essa é uma resposta que através da História da humanidade muitos estudiosos tentaram resolver mas a meu ver nenhum deles chegou a uma resposta que possa se dizer que é realmente conclusiva. Porém muitas vezes essa resposta está em nós mesmos quando analisamos nossa vida e por todos os estágios que passamos, através dos anos com nossas idéias nossa cultura desde muito jovens e as influencias externas que agiram e agem no nosso caráter e no nosso relacionamento familiar e social.
Mas isso apenas é uma das teorias que cada um se faz. Acredito eu que nossa educação nossa cultura e a exposição a essa mesma cultura e ao grau de envolvimento a que ficamos expostos, é que forma nosso caráter nossos princípios e a maneira de nós vermos nossos semelhantes ou como iguais e amigos ou como inimigos potenciais, tudo isso vai de que maneira entendemos as doutrinas que nos são incutidas desde pequenos, e qual é o valor e a continuidade que damos a tais doutrinas.
O ser humano pode ser dividido em faixas etárias de aproximadamente uma década porém durante esta década as pessoas passam por modificações mentais e físicas continuamente, mas em qualquer faixa etária tem seus ídolos seus heróis e seus vilões que fazem parte de sua paulatina integração a vida comunitária, nos podemos reparar que desde que as pessoas começam a ter o uso da razão mudam continuamente seus valores sua maneira de entender e sua visão do conjunto, porém eles não vivem em uma sociedade fechada e sim em um mundo de informação constante.
Todos ou quase todos são envolvidos por teorias literatura televisão e meios de comunicação assim como por idéias das mais desencontradas, e isto naturalmente muda também sua visão do mundo a motivação e as metas a ser alcançadas. E isto tudo reunido atinge todos os setores de trabalho e de realizações no sentido propriamente global sem excepções mas com prioridades para aqueles que se destacam no seu ramo de atividade. Mas é deste caldeirão imprevisível que pode sair o desenvolvimento humano pacífico de progresso fartura e qualidade de vida, ou podem sair guerras e conflitos internos totalitarismo e escravidão tanto pisiqica quanto física.
É próprio do ser humano ser imprevisível sobretudo atualmente, por quê? Porque há um enorme fluxo de idéias é informação que para dar um exemplo pode ser visto como um grupo de pessoas em uma grande avenida esperando uma condução, mas nesta condição ninguém sabe se eles vão pedir carona, pegar um táxi ou se vão continuar andando a pé, se estão passeando ou esperando outra pessoa para um encontro ou se vão pegar seu veículo no estacionamento.
Daí pergunto quem estiver de fora querendo vender suas idéias pode por acaso adivinhar o que essas pessoas vão fazer? Acredito que não pois apesar de muitos embusteiros dizer que podem entrar nos pensamento das pessoas, isso é uma deslavada mentira divulgada por parasitas para ter lucros pessoais e ler pensamentos, não é possível nem permitido isso apesar de todas as teorias que não passam de um monte de bobagens faladas por cientistas, médiuns ou picaretas, o que infelizmente tem demais por aí mas como isso é próprio também do ser humano as coisas sempre tendem a se complicar e se apresentar de solução difícil mas muito difícil mesmo.
Não existem soluções definitivas existe sim a idéia de construir em união e harmonia de um lado e a deplorável idéia de se achar superior e querer escravizar e destruir por pura ignorância e selvageria. Pois o poder mortal do ódio só é sentido quando as pessoas não conseguem conte-lo e quando ele se deflagra tanto em quem odeia como quem é alvo do ódio não tem nada a ganhar, aliás porque teria? Se quem perder a vida não tem mais nada a lamentar e aqueles que tiram à vida de seus semelhantes o que pensam que vão gerenciar? De quem lhes vale ruínas e terra arrasada? Que vão fazer com a ausência da vida si esta foi destruída?
Mas é próprio do homem na sua cegueira só parar para pensar quando não há mais retorno e mesmo assim muitos ainda se reunirão em grupos para pedir a ajuda do Criador. É ilógico? Para quem constrói é, mas para quem destrói seu forte desequilibrio psíquico não o deixa ver a miséria que ele provocou, e acredita que dando uma de falso arrependido todo se consertará e a vida que destruiu se renovará. Devemos de evitar atos insensatos pois eles podem gerar muita dor e desespero tanto para quem os pratica como para as suas vítimas, minha mensagem é, procurem fazer do mundo um Campo florido, e não uma caverna tenebrosa. Pois pode ter uma fera lá dentro.

.

Nenhum comentário: