domingo, 24 de agosto de 2008

A realidade e a ilusão

Quando o ser humano mistura o real com o ilusório, entra em uma zona desconhecida e instável na qual pode se desestabilizar, tanto na mente, quanto na psique, alterando valores e princípios que são fundamentais para seu equilibrio, mas, o que e real e o que e ilusório? Real, e receber um beneficio, e ilusório e entender que foi sorte ou ajuda divina, real e nós fazermos nossas cagadas, e ilusório e pensar que pedindo perdão a Deus está tudo limpo, real e produzir alimentos e outros artigos através do trabalho, e ilusório e pensar que o dinheiro produz alguma coisa, assim como e real todos os atos positivos ou negativos que fazemos, mas e ilusório pensar que os positivos compensam os negativos, e que ser cruel vai ser compensado por um ato de duvidosa e predeterminada bondade. Real e nós ser o que queremos ser, e ilusório e que não somos responsáveis por nossas ações, real e nossa postura perante nossos semelhantes, ilusório e pensar que Deus e nossa propriedade particular.
Real e nossa arrogância em declarar que abaixo de Deus ninguém, e ilusório e acreditar que só Ele pode nos ajudar, mas e todos os que estão abaixo Dele que não acreditamos, por que pedimos sua ajuda e mediação? Seguro morreu de velho? Ou e apenas ambivalência? Real e alimentar e cuidar do nosso corpo, ilusório e fazer jejum e se flagelar para alcançar o céu dando esse sofrimento a Deus para ajudar pessoas, real e honesto e orar sem que ninguém perceba, ilusório e ir a uma igreja para ser notado por seus semelhantes, real e ter uma crença e uma fé, ilusório e querer defender tua crença só por que teu semelhante diz que para ele e errada, pois tua fé e tua mas a crença que professas te foi ensinada mas não foi você que a fundou.
Real e teu trabalho para tua subsistência e de teus dependentes, ilusório e que na dificuldade fales que amanha Deus proverá, pois se aceitas que “Deus falou, ganharas teu pão com o suor do teu rosto” por que Ele tem que prover? Afinal? Tens fé na tua crença e convicções ou te vendes pela melhor oferta? E real que somos filhos espirituais do Criador, e ilusório pensar que Ele vai ser diferente contigo do que com aqueles que rotulas de “inimigos”, e é burro pedir para Ele destruilos, mas talvez não entendas ainda que Deus cria tudo com amor infinito, porém e real que Ele não destroe nada nem nenhum de seus filhos apesar de que penses tanto você, como todos que rezam por essa doutrina que e o contrario, pois e irreal pensar em “a vingança e minha, disse o Senhor”, pois Deus e puro e Nele não existe nada de negativo, e a vingança e negativa, porém você e o que quer ser, apenas isso.
Nossa vida e real com tudo o que tem tanto de bom como de mau, cabe a nós equilibrar a nossa rota de vida e escolher o caminho que queremos seguir, mas e ilusório pensar que enganando a nós propios e querendo justificar nossos erros que vamos chegar a algum lugar que preste, ou ainda dizendo que nossos semelhantes são os culpados de nossos infortúnios e fracassos, pois isso além de ilusório e uma baixeza moral e uma covardia pessoal, porém quando tem desequilibrio passamos a entender que o ilusório e igual a sonhos de realizar e alcançar metas, mas na verdade apenas andamos em volta de um circulo que não avança, apenas está estagnado e não nos deixa ver as cores da vida a nossa volta.
Nosso mundo está cheio de pessoas que vivem no circulo da ilusão induzida, e este e um problema social grave e perigoso por que seus efeitos sempre provocam reações descontroladas, mas isto e tão comum no dia a dia que passamos a entender como uma regra de vida, mas na verdade e um campo minado que a qualquer momento pode explodir na nossa cara, mas por quê? Por que vemos mas não prestamos atenção à tensão que está a nossa volta, vemos pessoas em correrias sem sentido serias e apenas preocupadas com seus “imensos problemas” onde qualquer gesto ou palavra mal interpretada se torna alvo de bate boca discussão com agressão verbal e ate violência física que pode acabar em um tumulto, e isso tudo por quê? Por que quando começa se espalha como fogo entre as pessoas que apenas esperam um motivo para dar vazão a suas frustrações e suas raivas, e a intolerância toma conta liberando emoções e instintos de selvageria e vingança contra qualquer pessoa que estiver a seu alcance visual, e lamentável? Sim e lamentável, mas e real e perigoso, evitem ser assim, ok?

Nenhum comentário: