terça-feira, 12 de agosto de 2008

O anfiteatro e os gladiadores

Anfiteatro é uma palavra que vem do grego (Amphitheatron) isso significa teatro dos 2 lados. Gladiadores eram homens escravos treinados para lutar e para se confrontarem em uma arena numa luta até a morte de um deles, o nome de gladiador vem da palavra gládio que em latim quer dizer lamina (espada).
Os anfiteatros como construção mudaram muito e os gladiadores hoje em dia não são mais escravos, pois passaram da condição de escravos como também de nome e os que são conhecidos são chamados de soldados, mas os que estão ocultos são assassinos, exterminadores pistoleiros ou outros nomes de acordo com o lugar. E os gladiadores modernos que são conhecidos e andam livremente entre a sociedade são temidos e respeitados nas comunidades em que vivem e nas que atuam. Estes ocultos uma parte deles são apenas frutos do meio em que viveram ou vivem, e não é por isso que eles deixam de ser seres humanos, pois na verdade todos nós temos um pouco de gladiadores e portanto não cabe a nós julgar ou criticar, mas procurar uma solução que possa ajudar sem o uso de armas mas acabar com essa selvageria.
Na época presente tanto os anfiteatros quanto os gladiadores surgem com nomes diferentes mas praticamente sem mudanças, gladiadores com nomes de guerrilheiros (assim como grupos extremistas) podem ter o seu anfiteatro de luta em qualquer lugar seja na cidade no campo ou na selva, mas temos aqueles que são os gladiadores mentais pois fazem uso da palavra e da escrita de livros para matar a felicidade, os sonhos a alegria de viver e a liberdade de cada pessoa através de seu gládio psicológico, mas mesmo a maioria deles sofrendo de um medo desconhecido, não deixam de ser fanáticos destrutivos onde parece que a alegria deles vem do medo e da ansiedade que provocam. Tem tantas pessoas querendo salvar nossas almas sem conseguirem explicar e muito menos provar porque, mas colocam em pratica idéias que criam um desequilíbrio entre as comunidades que às vezes vai ao extremo de linchamento contra quem não comunga com taís idéias.
A quantidade de pessoas que diariamente adere às religiões é bastante elevada, estas pessoas vão atrás de soluções que na verdade não existem mas acreditam que estas religiões as tem, Mas porque acreditam que ali vão encontrar soluções que não conseguem encontrar no seu dia a dia? Por que uma quantidade apenas vê motivos aleatórios e virtuais, por divulgação por insistência e por inverdades demagógicas mas sobretudo por medo e por desconhecimento de como dirigir suas próprias vidas, estas pessoas passam por uma espécie de lavagem cerebral e se convertem em seres sem vontade própria que geralmente são usados como carne de canhão (Carne de canhão são aqueles soldados inexperientes usados como isca contra o inimigo numa batalha)
É claro que alguns ou talvez muitos se perguntarão ao ler estas linhas se aqueles que lutam por um ideal como por exemplo a favor dos oprimidos, são gladiadores? Quem luta por seus direitos ou em defesa da sua família ou seja lá que luta seja, se ele pegar em armas contra aqueles que o estão oprimindo é ferir ou matar seu oponente será um gladiador mesmo com a justificativa de defesa que ele tiver, (esta e a minha maneira de ver) pois ele entra no círculo de que violência gera mais violencia e de que o sangue chama sangue, pois a justificativa de matar um ser humano é o último recurso quando todas as maneiras de evitar se esgotaram, aí lutará pela própria vida e pela vida dos outros, mas mesmo assim deixará marcados na sua consciência aqueles atos de violência que poderão vir a mudar seu comportamento no futuro. Preservar a vida não é uma frase comercial, preservar a vida é um princípio que todo ser humano deveria de ter praticar e respeitar.
Porém famintos, excluídos, esquecidos, desabrigados, maltratados, e vítimas de abuso de toda ordem, assim como todos os que são acuados, quando reagem com revolta e violência podem tornar-se o tipo de gladiador mais temido que o homem conhece, mas porque isso? Isso é simplesmente porque entendem que não tem mais nada a perder e a vida para eles naquelas miseráveis condições não tem valor algum, tanto a dos outros quanto à deles, podem-se converter em máquinas de destruição e morte onde a piedade não existe precisamente porque aqueles que combatem nunca tiveram piedade por ninguém, alguns pensarão que isso é alarmismo mas não é não, se alguém colocar uma panela de pressão no fogo sem uma válvula de alivio, fatalmente acabará explodindo e seus efeitos serão imprevisíveis mas dolorosos.
Porém mesmo tendo uma válvula de alívio esta pode ficar inoperante porque fica entupida por injustiça e todos esses valores negativos que compõem o vômito do desequilíbrio, e depois? Que é que se fala? Que não demos motivos para isso? Que desconhecemos o que foi que aconteceu? Ou apelamos apenas para uma religião ou uma crença querendo dizer que somos inocentes? Mas se nós nos comportarmos com indiferença preconceito e descaso, poderemos pedir pela nossa vida e nossa segurança, quando nós não quisemos ver o que acabamos produzindo? Não devemos esquecer que toda a ação tem uma reação!! E que sem boa vontade não tem solução.

Nenhum comentário: