terça-feira, 12 de agosto de 2008

O ato de retaliar

O dicionário Aurélio apresenta a versão de a palavra retaliar (.1) Revidar com dano igual ao recebido (.2) exercer represálias contra (.3) vingar, responder ao agravo ou praticar retaliações.
Ou seja, violência contra a violência do olho por olho e dente por dente, prática que a lei de Moisés sabia fazer muito bem,(escrito da bíblia no velho testamento) e se Moisés acreditava em vingança sendo o líder do seu povo, que linha de ação iriam seguir seus descendentes? A do amor fraterno? Ou a do instinto primário de retaliar? Porem isto é apenas ilustrativo para que possam entender o porquê do ser humano ser especialista em retaliar, seguindo os exemplos que pessoas “Iluminadas” divulgavam na antiguidade dizendo que foi assim que Deus o determinou.(acredite se quiser, não é obrigado a acreditar mesmo que digam que e uma verdade) Porém, eu não acredito que Deus na sua Infinita Onipotência tivesse que escolher entre os seres humanos aqueles que teriam por obrigação ou porque queriam divulgar sua palavra, para aqueles que eram considerados retardados espirituais ou coisa pior, pois a imaginação não tem limites, mas a crueldade também não tem, porém pergunto, porque Deus faria isso? Será porque houve falhas na criação e Ele não queria ter contato direto? Segundo os profetas (?) e eles não sei por que razão nem me interessa saber, acreditavam nesse deus, que a meu ver não tem nada a ver com o verdadeiro Deus mas poder e poder e conforto e bom.
Retaliar sempre foi à opção mais fácil que o ser humano encontrou para reagir contra seus semelhantes, a história das religiões está cheia de exemplos de retaliação, tanto pelos dirigentes das religiões quanto pelo poder político e militar, tanto deles quanto de todos que procuravam não melhorias para o povo mas sim para eles próprios, e assim criaram sentimentos de ódio que mesmo através dos séculos se refletem na humanidade atual. Mas como isso é possível? É possível porque todos aqueles falsos poderosos acreditam ser descendentes de uma dinastia escolhida por esse deus, e portanto se consideram herdeiros divinos com poder de vida e morte sobre seus semelhantes, e acreditem, milhões de seres humanos apóiam e concordam com esta tão negra e miserável condição, Mas tudo se movimenta e tudo está em contínua mutação, e retaliar é mais um tipo de câncer espiritual que o ser humano faz por onde cultivar, e portanto ou ele o cura ou terá uma morte dolorosa.
A retaliação pode ser comparada a um copo de bebida alcoólica, que uma vez que se inicia a única coisa que tem prioridade é o desejo insano de humilhar provocar dor e destruir o alvo escolhido, retaliar é um sentimento selvagem que destrói tudo por onde passa, em uma loucura que não dá para avaliar se é um ser humano ou é uma fera enlouquecida, porém a única coisa que pode ser avaliada é que não passa de uma covardia desumana, mas apesar disso tudo é muito apreciada pela Escuridão. Por quê? Porque quem não pode criar vida e não a ama só sente satisfação destruindo-a, e mesmo que eles não consigam seus intentos continuarão tentando indefinidamente.
A retaliação é muito usada por espíritas ignorantes e equivocados alem de vaidosos, que se acham convencidos de que possuem um poder ou força espiritual, por não entenderem que, tal força é apenas emprestada e que se a usa para beneficiar essa força se fortalecerá, porém só que usada para retaliar ou pedir a uma outra pessoa para retaliar, obter lucro financeiro ou tentar dominar quem quer que seja ela acaba por ser bloqueada, e não a tendo e estando enfraquecidas suas defesas espirituais coisas nada agradáveis vão acabar acontecendo, mas porque isso acontece? Acontece com freqüência e com abusos por desequilíbrio de personalidade, e sobretudo porque a Escuridão sempre esta de prontidão especialmente onde tiver qualquer trabalho espiritual, mas acontece também porque o sentimento de amizade e de gostar das pessoas está completamente subvertido, não há amizade em se gostar sem entender, e sim porque as pessoas de um modo geral ou não tem ou modificaram seus princípios, e não querem observar regras ou em outras palavras, não há disciplina alguma nem limite algum.
Muitos de nós vivemos por doutrina, ideais e teorias ou equivocadas ou falsas e tendenciosas, parece que esquecemos a alegria de viver a simplicidade e a proteção aos menos favorecidos, e estamos num quarto escuro onde cada um e por si mas na realidade ninguém enxerga o mal que fazemos, tanto a nós mesmos como a nossos semelhantes, esquecemos de celebrar a vida cantar e de ser amigos e iguais, parece que a confiança e a serenidade assim como a tranqüilidade foram banidas da Terra, para dar lugar à violência à retaliação à desconfiança e a angústia, que só causam miséria dor e lágrimas e não nos deixa evoluir, e que em vez de estar em um campo florido escolhemos um campo pantanoso minado e cheio de areia movediça. Mas ainda a tempo de sair fazendo uma ponte de esperança para o Campo florido. Esta é a mensagem do escritor.

Nenhum comentário: